março 2017 - Tamara Pedroso - Nutricionista em Tubarão - SC

Reduza suas alergias respiratórias com super alimentos!

Postado por Tamara Pedroso • quarta-feira, 29 de mar • Falando de Alimentos, Dicas, Doenças

 

 

cabecas-e-dentes-de-alhoQuem sofre com alergias sabe o grande desconforto que é. Reações alérgicas afetam os pulmões, o nariz, garganta, ouvidos e até mesmo a sua pele. Daí vem os velhos companheiros dessas irritações como o corrimento nasal, os espirros, a coceira, e em casos severos até mesmo a asma.

Para ajudar nosso sistema imunológico a prevenir ou combater algumas alergias respiratórias, você pode incluir alguns super alimentos na sua dieta! A maçã por exemplo, se consumida uma unidade por dia, ajuda a eliminar algumas alergias. Isso porque são carregadas de quercetina, um flavonoide que ajuda a proteger o corpo contra reações alérgicas.

Outro alimento que tem esse efeito é a cúrcuma. Ela tem um ingrediente ativo, antioxidante potende e composto anti-inflamatório que combatem essas irritações. Além disso, serve como descongestionante natural!

O alo também enquadra nessa lista! Uma das propriedades muito especiais do alho está em inibir a atividade de certas enzimas que geram compostos inflamatórios no nosso corpo! Também serve com antibiótico e antioxidante!

Limão e gengibre também são poderosos parceiros para inibir essas alergias. Chá de limão com mel é uma ótima forma de unir os nutrientes das três coisas para auxiliar o seu sistema imunológico.

Alimente-se melhor e inclua esses itens no seu cardápio! Combata as suas alergias de forma natural e saudavel!


Os males da vida moderna: Fast food!

Postado por Tamara Pedroso • quarta-feira, 22 de mar • Falando de Alimentos, Ingredientes

Do-Fast-Food-Companies-Have-to-Take-Responsibility-for-the-Obesity-Epidemic

Primeiro de tudo. Fast food também conta como alimentos industrializados e  congelados para serem feitos em casa. Nisso não há nenhuma dúvida!

Esses tipos de alimentos, que já vem processados, facilitam os estilos de vida muito ocupados. Porém eles influenciam negativamente na saúde. Quem busca praticidade na vida costuma deixar a nutrição de lado.

Esses alimentos processados têm grande parte dos nutrientes eliminados e acabam recebendo uma dose altíssima de óleos ruins, açúcares e sódio. As consequências desse tipo de alimentação ficam ocultas, e uma hora, quando menos se espera, elas surgem.

Só nesse momento que nos damos conta de que o prático saiu caro de mais para o nosso organismo! Opte sempre por uma alimentação rica em frutas e legumes frescos, com uma deta equilibrada que te dá realmente os nutrientes para encarar uma rotina ocupada.


Diga olá para a gordura boa!

Postado por Tamara Pedroso • quarta-feira, 15 de mar • Falando de Alimentos, Dicas, Ingredientes

gordura-do-bem-min

 

É comum que as pessoas acreditem que comer gordura resulte em manter elas no organismo. Mas isso não funciona assim. Nosso corpo e metabolismo não são tão simples! Mesmo que uma gordura tenha mais calorias por grama do que proteínas e carboidratos, as gorduras que vem de alimentos saudáveis, ou seja, a boa, é essencial para que o seu organismo funcione bem!

Uma quantidade adequada de gorduras na sua alimentação proporciona algo chamado saciedade! Como você já sabe, saciedade faz você naturalmente comer menos e ter menos fome!

No nosso corpo, o que faz engordar é a produção de insulina, que é disparada pelos carboidratos. Por isso uma dieta de emagrecimento vai ter menos carboidratos e ser mais rica em gordura boa.

Essa cultura que gerou-se sobre as gordurinhas de uma forma genérica é equivocada! Reveja seus conceitos! Inclua gordura boa na sua alimentação!


Açúcar: um vilão a ser combatido

Postado por Tamara Pedroso • quarta-feira, 08 de mar • Falando de Alimentos, Dicas

sugar-sugar

Açúcar refinado tem o mesmo efeito de uma droga em nosso corpo. Chocante não é mesmo? Mas infelizmente é a realidade. Ele causa uma sensação de prazer instantâneo e quanto mais você consome o açúcar, mais você precisa dele. Esse uso indiscriminado e em grandes quantidades gera consequências severas ao seu corpo.

Tudo bem que largar  não é uma tarefa fácil. Especialmente se você é acostumado a comer doces e guloseimas constantemente. O nosso corpo, em média, leva cinco dias inteiros para que a dependência ao açúcar seja reduzida. Nesse período você precisa evitar bebidas, doces, condimentos e alimentos processados em seu cardápio. Também precisa reduzir o consumo de frutas!

Mas a dica para superar a perda do açúcar, esse vilão delicioso, é seguir alguns passos básicos. O primeiro deles é aumentar a ingestão de proteínas e fibras. Eles geram saciedade por um período maior, logo você sentirá menos fome e como consequência disso também terá menos vontade de desviar-se do objetivo!

Você também deve incluir vegetais e folhas verdes em suas refeições. As massas e todos os carboidratos viram açúcar depois de serem ingeridos, os vegetais não. Eles são absorvidos mais lentamente e auxiliam na sua desintoxicação. Esqueça as massas. Consuma rúcula e couve!

O último passo então é hidrate-se! Beba muita água, muita mesmo! Além de promover a sensação de saciedade no corpo, libera o excesso de açúcar no organismo! 😉 Fora isso, a hidratação é importantíssima para que o nosso corpo funcione de forma correta!

O mais importante é que você tenha a determinação para superar esse desafio e viver melhor! Não desanime e mantenha o foco! Se não conseguir cortar tudo de uma só vez, vá reduzindo aos poucos, o caminho pode ser mais longo, mas você ainda estará na direção correta para se livrar do açúcar!


Rótulo: não confie neles!

Postado por Tamara Pedroso • quarta-feira, 01 de mar • Falando de Alimentos, Dicas, Ingredientes

Rótulo-3

Se você confia cegamente na descrição do rótulo, é melhor rever os seus conceitos.

O mais importante de todo o rótulo é a parte onde diz os ingredientes que compõem o produto. Lembre-se que só porque um produto é descrito como light, não quer dizer que ele não tenha uma porção de conservantes, corantes, aromatizantes artificiais e outros ingredientes nocivos.

Lembre-se de olhar inclusive de produtos que destacam ser naturais. O rótulo dos produtos são feitos para vender a ideia ao consumidor. Uma pesquisa feita por uma universidade norte-americana destaca que quem consome produtos com as características light e diet, tendem a consumir mais e se exercitarem menos, por acharem que não há problema. Sempre vai ser importante que você complete a sua dieta com uma dose de exercícios físicos e hábitos saudáveis de vida!

Então já sabe né? Se a esmola for demais desconfie do santo! Fique de olho no rótulo sim, mas na parte de ingredientes! Não caia na conversa de que trata-se de um alimento fit! Eles podem ter uma dose enorme de açúcar ou outros produtos nocivos! Coma com moderação!


Tamara Pedroso – Nutricionista em Tubarão – SC
Rua Candido Cesar Freire Leão, 770
Vila Moema - Tubarão - SC
Telefone: (48) 3626-9539

Aprenda sobre Alimentação Saudável no Instagram SEGUIR
x