“Como Emagrecer?” Essa é uma perguntar que inúmeras pessoas fazem todos os dias. Muitos passam boa parte da vida lutando contra o peso elevado, apostando em dietas de revista e fórmulas milagrosas que prometem resultado rápido e pouco esforço. A busca pelo corpo perfeito é a rotina de homens e mulheres, mas nem sempre se pensa em ter bons hábitos para manter o peso e a saúde, normalmente os objetivos estão primeiramente ligados às questões estéticas para somente depois se lembrar a saúde.
Não existe mal nenhum em querer ter um corpo bonito, o mal está na maneira que a maioria das pessoas buscam para alcançar esse objetivo. Os veículos de informação levam todos os tipos de artigos com o tema “emagrecimento” de modo fácil e barato. Revistas e artigos na internet sugerem dietas relâmpago, ou o uso de apenas um alimento em especial, ou ainda o uso de um produto que possui efeito emagrecedor que promete perda de peso exagerada em poucos dias. Existem também as “dietas dos famosos”, indicando o que eles fazem para manter a forma. Todos esses métodos não podem ser usados como parâmetros de emagrecimento, os meios de comunicação que sugerem dietas milagrosas na verdade possuem outros objetivos ligados ao mercado.
O processo de perda de peso deve ser acompanhado sempre por profissionais especializados. É importante entender que todo ser humano possui particularidade e especificidades que precisam ser consideras desde o início de um tratamento. Existem muitos profissionais que podem trabalhar junto em busca do mesmo objetivo, cada um saberá explorar métodos específicos em relação à área que trabalha e poderá orientar o cliente de modo seguro. Para um processo de emagrecimento saudável e eficaz os profissionais que podem ajudar a atingir os objetivos e orientar intervenções são os nutricionistas, médicos, educadores físico, psicólogos, entre outros. Através da orientação profissional o indivíduo poderá depositar confiança nos métodos escolhidos para alcançar o peso ideal.
O nutricionista clínico é o profissional que poderá acompanhar durante todo o período de perda de peso, que diferentemente das “dietas relâmpago” criará planos alimentares individualizados, que são totalmente específicos. Para isso o cliente terá que passar por uma avaliação nutricional onde serão consideradas as limitações, e exploradas as individualidades, o nutricionista saberá orientar o cliente a perder peso de maneira saudável, gradativa e introduzindo a educação alimentar. Lembrando que o acompanhamento dos demais profissionais é de grande valia. Deve-se também enfatizar a importância da prática de exercícios físicos diariamente, sempre orientado por educador físico capacitado.
A melhor opção para as pessoas que buscam a perda de peso é seguir a orientação dos profissionais da área da saúde, aprender a se exercitar e educar a alimentação, caminhando em um processo gradativo onde metas serão traças e alcançadas de modo natural e saudável. As dietas de mídia não devem ser seguidas, pois certamente não irão aportar os nutrientes que são importantes para cada caso, não são individualizadas, não trazem informações suficientes para acompanhamento de cardápio e normalmente geram o efeito sanfona, de perda de peso no início e ganho no final.