Aproximadamente um ano essa semente vem se tornando mais popular. E não é a toa que isso vem acontecendo, pois as pessoas estão podendo perceber o poder desta pequena semente e os grandes benefícios que ela pode trazer a saúde.
As propriedades nutricionais estão relacionadas com o processo de emagrecimento além de outras funções excelentes:
Seu efeito emagrecedor contribui para redistribuição de gordura do tecido adiposo e aumento da queima de gordura corporal, fato que favorece a perda de peso. Porém não para por aí, as fibras solúveis nela contida, após a ingestão formam uma gelatina no estomago, prolongando o tempo de absorção da glicose e promovendo sensação de saciedade, diminuindo a fome e a ansiedade.
Todo esse auxilio na perda de peso já deixa muita gente feliz, no entanto a chia pode ser uma grande amiga do coração. Contribui para o controle dos níveis de colesterol, triglicérides e diabetes. Sendo fonte de Omega 3 reduz o risco de doenças cardiovasculares e hipertensão. A ação anti-inflamatória combate radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e doenças degenerativas.
A chia também é fonte de fibras dietéticas, promovendo efeito benéfico no controle da glicemia, as fibras insolúveis ajudam a regular o transito intestinal e as fibras solúveis ajudam a reduzir a fome.
Esta semente também é fonte de cálcio, tendo maior concentração que o leite de vaca integral, tendo aproximadamente 556,8mg em 100g da semente contra 113mg em 100mL de leite. A chia ainda se destaca como fonte de proteínas de alto valor biológico, que ajudam no ganho de massa muscular, pois é rica em glutamina, um aminoácido essencial.
A chia pode ser consumida duas colheres de sobremesa por dia. Aquelas pessoas que desejam redução de peso corporal devem usar 1 colher de sobremesa antes das principais refeições, com 1 copo de suco ou água, 2 vezes ao dia. E aqueles que desejam aproveitar de todos os benefícios nutricionais que este grão proporciona, podem misturar em iogurte, bolos, massas, pães, granola, sopas, saladas, sucos, vitaminas, sobre alimento ou como preferir, lembrando que a recomendação é de 2 colheres de sobremesa ao dia.